Awesome Open Source
Awesome Open Source

📄
Padrões de commits

De acordo com a documentação do Convetional Commits, Commits Semânticos são uma convenção simples para ser utilizada nas mensagens de commit. Essa convenção define um conjunto de regras para criar um histórico de commit explícito, o que facilita a criação de ferramentas automatizadas.

Esses commits auxiliarão você e sua equipe a entenderem de forma facilitada quais alterações foram realizadas no trecho de código que foi commitado.

Essa identificação ocorre por meio de uma palavra e emoji que identifica se aquele commit realizado se trata de uma alteração de código, atualização de pacotes, documentação, alteração de visual, teste...

🦄 Tipo e Descrição

O commit semântico possui os elementos estruturais abaixo (tipos), que informam a intenção do seu commit ao utilizador(a) de seu código.

  • fix - Commits do tipo fix indicam que seu trecho de código commitado está solucionando um problema (bug fix), (se relaciona com o PATCH do versionamento semântico).

  • feat- Commits do tipo feat indicam que seu trecho de código está incluindo um novo recurso (se relaciona com o MINOR do versionamento semântico).

  • docs - Commits do tipo docs indicam que houveram mudanças na documentação, como por exemplo no Readme do seu repositório. (Não inclui alterações em código).

  • style - Commits do tipo style indicam que houveram alterações referentes a formatações de código, semicolons, trailing spaces, lint... (Não inclui alterações em código).

  • refactor - Commits do tipo refactor referem-se a mudanças devido a refatorações que não alterem sua funcionalidade, como por exemplo, uma alteração no formato como é processada determinada parte da tela, mas que manteve a mesma funcionalidade, ou melhorias de performance devido a um code review.

  • build - Commits do tipo build são utilizados quando são realizadas modificações em arquivos de build e dependências.

  • test - Commits do tipo test são utilizados quando são realizadas alterações em testes, seja criando, alterando ou excluindo testes unitários. (Não inclui alterações em código)

  • chore - Commits do tipo chore indicam atualizações de tarefas de build, configurações de administrador, pacotes... como por exemplo adicionar um pacote no gitignore. (Não inclui alterações em código)

🎉 Recomendações

  • Adicione um título consistente com o título do conteúdo;
  • Recomendamos que na primeira linha deve ter no máximo 4 palavras;
  • Para descrever com detalhes, usar a descrição do commit;
  • Usar um emoji no início da mensagem de commit representando sobre o commit;
  • Um link precisa ser adicionado em sua forma mais autêntica, ou seja: sem encurtadores de link e links afiliados;

💻 Exemplo

git commit -m "🎉 Meu primeiro commit"

💈 Padrões de emojis

Tipo de commit Emojis
Commit inicial 🎉 🎉
Tag de versão 🔖 🔖
Novo recurso
Lista de ideias (tasks) 🔜 🔜
Bugfix 🐛 🐛
Documentação 📚 📚
Testes 🧪 :test_tube:
Adicionando um teste
Teste de aprovação ✔️ ✔️
Acessibilidade ♿️
Texto 📝 📝
Package.json em JS 📦 📦
Em progresso 🚧 🚧
Arquivos de configuração 🔧 🔧
Removendo uma dependência
Adicionando uma dependência
Revertendo mudanças 💥 💥
Alterações de revisão de código 👌 👌
Refatoração ♻️ ♻️
Mover/Renomear 🚚 🚚


⬆ Voltar ao top


Get A Weekly Email With Trending Projects For These Topics
No Spam. Unsubscribe easily at any time.
git (818
emoji (185
repository (99
commit (25